domingo, 23 de dezembro de 2012

IMPLEMENTOS PT1 - TETO-SOLO E MANOPLA




Frequentemente observo os alunos utilizando alguns implementos de treino de maneira inadequada...um exemplo são as bolas teto-solo e as manoplas.
As bolas teto-solo são implementos que visam desenvolver a coordenação dos movimentos de esquiva de tronco e cabeça, associados à rapidez e precisão de golpes. NÃO é um implemento para o uso de força bruta ou golpes de impacto muito fortes, como os sacos de pancada. Posto anexo um vídeo trabalhando com uma teto-solo da maneira correta:





quanto à manopla, esse implemento é essencial ao desenvolvimento técnico do striker, em qualquer fase do seu treinamento. No início se usa a chamada manopla corretiva, quando fundamentos básico tais como retorno da mão à guarda, distância, precisão do golpe e execução técnica são treinados, aprendidos e desenvolvidos. Posteriormente, com o crescimento técnico do atleta, a manopla assume lugar fundamental no treinamento tático e físico do praticante, desenvolvendo agilidade, velocidade, esquiva, bloqueios, combinações e potência. Posto um vídeo do grande Floyd Maywheter Jr. e observem a soltura e o relaxamento do trabalho de manopla técnica. 


Embora a correta execução requer um golpe firme, seco e com punch, isso não quer dizer força excessiva, até para o não comprometimento do adequado desenvolvimento técnico. E os ombros e cotovelos dos treinadores agradecem.

domingo, 2 de setembro de 2012

MUAY THAI INFANTIL - ACADEMIA BODY ONE

INICIADA EM MARÇO DESSE ANO, A TURMA DE MUAY THAI INFANTIL DA BODY ONE SE CARACTERIZA POR UM TRABALHO DE INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS DO MUAY THAI ENFATIZANDO O LADO ESPORTIVO DA MODALIDADE, FOCANDO EM EXCELÊNCIA DA EXECUÇÃO MOTORA DOS FUNDAMENTOS E NOS VALORES SÓCIO-AFETIVOS TÍPICOS DA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS, COMO RESPEITO, AMIZADE, COOPERAÇÃO, DISCIPLINA E SUPERAÇÃO. COM UMA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS E DESTACANDO-SE OS ASPECTOS LÚDICOS, RECREATIVOS E COOPERATIVOS, A TURMA TEM MOSTRADO UM GRANDE CRESCIMENTO TÉCNICO, COM POTENCIAL PARA FUTUROS PRATICANTES E ATLETAS DE MUAY THAI.
MUAY THAI INFANTIL BODY ONE - 2AS/4AS - 17:00

BOXE - POSTURA TÁTICA DO BOXEADOR

POSTAGEM MUITO BACANA, QUE RETIREI DA INTERNET...COM DICAS BEM PRECISAS DE COMO UM BOXEADOR DEVE SE COMPORTAR TÁTICAMENTE EM UM COMBATE!!

sábado, 26 de maio de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL - VERDADES E MITOS PARA O TREINAMENTO DE LUTADORES


Periodicamente, na Educação Física, certos métodos e meios de treinamento ganham certa "popularidade" entre os profissionais, passando a ser modismos às vezes passageiros, outras vezes com mais durabilidade. Apoiados muitas vezes por um marketing de academias e clubes, esses modismos confundem muito a cabeça do praticante, que fica sem saber se o que vinha treinando até então era ultrapassado e que deve aderir imediatamente ao método do momento. É o caso do chamado TREINAMENTO FUNCIONAL, ou treinamento alternativo ou Core training. Alçado à condição de "NOVO" método revolucionário, o TFem teoria, se consideraria  um método de treinamento  englobando apenas os exercícios que pudessem aumentar a funcionalidade do indivíduo em referência ao trabalho almejado. 
De toda sorte, a caracterização inicial era formatada com base em exercícios realizados em superfícies instáveis ou situação de instabilidade: bola suíça; bosu; unipodal; prancha, etc. Posteriormente, com a prospecção midiática e comercial da denominação “Treinamento Funcional”, praticamente todos os exercícios “não-convencionais” ampliaram a designação da prática: Kettlebell; Levantamento de Peso Olímpico; Treinamento Suspenso, etc. 
Uma das falácias típicas dos propagadores do método no Brasil: a utilização de resistência elástica (ou elásticos) como meio de treinamento nas lutas sempre foi prática comum em rotinas de preparação física de lutadores. A metodologia é denominada pela terminologia tradicional na Educação Física há quase 50 anos como treinamento de/para potência e potência-resistência (dependendo do objetivo). Agora, pasmem, virou Treinamento Funcional.Recentemente, ocorreu o mesmo com o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) no Brasil - que antigamente era denominado de Halterofilismo -, mais uma vez, pasmem, estão designando de TF.
O que realmente caracterizaria um treinamento dito "Funcional" seria sua especificidade - nadadores, corredores, saltadores e lutadores tem a necessidade do desenvolvimento de determinadas valências físicas , e diretamente relacionadas à um gesto motor específico e sua eficiênica dentro do contexto do esporte que praticam - assim, lutadores de Boxe e de Jiu Jitsu treinam potência - mas enquanto um treina para dar um direto, o outro treina para dar uma raspagem, por exemplo. 
O que se designa e utiliza como TF, de fato, deveria ser, prioritariamente, apenas resgatar os meios de treinamento esquecidos e largamente utilizados durante décadas por atletas de alto rendimento de países do antigo bloco comunista. Exercícios específicos e especiais que se provaram na prática com elevado índice de sucesso com lutadores campeões regionais, nacionais, mundiais e, principalmente, olímpicos (Platonov & Bulatova, 2003).

Martin Rooney (Rooney, M., 2004; Rooney, M., 2008), em suas viagens para escrever seus dois livros intitulados "Training for Warriors", constatou que, em praticamente todos os continentes, por todas as academias em que visitou de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate, os meios de treinamentos mais funcionais e que são utilizados por, aproximadamente, 95% de todos os lutadores campeões são nada mais, nada menos, que os próprios exercícios típicos de lutas.

domingo, 1 de abril de 2012

PREVENÇÃO DE LESÕES NAS LUTAS

Falar sobre prevenção de lesões em esportes de contato como o MMA, Boxe, Karatê, Jiu Jitsu e outros é difícil. Ainda mais quando o objetivo dos lutadores é nocautear ou finalizar seus adversários.  A prevenção das lesões vai muito além do aquecimento e alongamento antes dos treinos. A prevenção começa na aprendizagem e execução correta dos golpes e posições. Os treinos são repetitivos. Se o lutador aprender e executar um movimento inadequado por vários meses ou anos, uma lesão poderá ocorrer. 
Durante os treinos, medidas preventivas devem ser tomadas. O uso de equipamentos de proteção deve ser obrigatório. Headguard, mouthguard, coquilha, bandagem de punho, luvas e caneleiras reduzem significativamente a incidência de lesões. Os treinos devem ser precedidos de um aquecimento adequado, que englobe todo o sistema músculo-esquelético que será exigido naquela sessão de treinamento. Após o treino, deve ser realizado um resfriamento e um relaxamento do corpo do lutador. 
A recuperação do lutador é fundamental para que ele esteja em plenas condições de um novo treino no dia seguinte. Quando a recuperação é inadequada, o atleta fica mais exposto à ocorrência de uma lesão, além da queda do desempenho.  Um lutador que apresenta menos lesões treina mais e melhor, conseguindo competir mais vezes, com um desempenho máximo. Ou seja, a prevenção de lesões influencia diretamente na performance do lutador.

domingo, 11 de março de 2012

PROTETORES BUCAIS - ESCOLHA CERTO!

No Brasil, o uso de Protetores Bucais são vinculados quase que exclusivamente à prática das Artes Marciais. Em outros países, no entanto, o uso desse equipamento de proteção se extende à outros esportes, desde Rugby, Hóquei e Basquetebol até Mountain Bike, Motocross e Patinação. O objetivo principal desse equipamento é proteger todas as estruturas da boca, dos dentes até a gengiva - mas no caso de esportes de combate, também proteger do impacto as estruturas ósseas da face, como malar, palato e outras. E nesse ponto os chamados protetores bucais pré-moldados (conhecidos como "ferve e morde") não cumprem com sua tarefa principal, sendo incapazes de absorver impactos e proteger adequadamente essas estruturas. Embora seja um investimento alto, se comparado ao preço desses protetores pré-moldados encontrados no mercado, os protetores bucais moldados, com múltiplas camadas realmente são os que protegem e previnem lesões mais graves na prática de esportes de combate e tantos outros onde o contato, choque e quedas são uma característica de sua prática. De acordo com a ADA (American Dental Association) cerca de 200.000 lesões ao ano são evitadas pelo uso de protetores bucais apropriados.

domingo, 4 de março de 2012

ESCOLINHAS DE TREINO

Nessa semana se iniciam as aulas de Muay Thai e de MMA na BodyOne...e a tônica desse trabalho inicial (sobretudo nas aulas de Grappling no MMA) serão as aulas das chamadas "Escolinhas" que nada mais são que a repetição de alguns movimentos básicos feitos individualmente ou em duplas, visando aprender, aperfeiçoar e melhorar a execução de alguns fundamentos e posições. No caso do Muay Thai e do Striking do MMA, são escolinhas que trabalham deslocamentos, golpes, movimentos e combinações, enquanto que no Grappling, são técnicas visando melhorar a mobilidade articular, agilidade, velocidade e fundamentos como rolamentos, fuga de quadril, levantada técnica e passagem de guarda. As escolinhas de treino são uma peça fundamental no desenvolvimento do nível técnico do praticante e devem ser realizadas ao longo de todo o treinamento.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BANDAGENS E ATADURAS - ESSENCIAL PARA A PRÁTICA DO BOXE, MUAY THAI E MMA

 Quem acompanha as minhas aulas de Boxe e de Muay Thai sabe que eu sempre costumo fazer a seguinte comparação: " TREINAR BOXE SEM ATADURA É COMO TREINAR FUTEBOL SEM MEIAS!"...O objetivo das bandagens ou ataduras é claro -  PROTEGER A FRÁGIL ESTRUTURA ÓSSEA DAS MÃOS HUMANAS, QUE NÃO FORAM FEITAS PARA GOLPEAR. Contudo, com certa frequância, acompanhamos diversas aulas onde o praticante não é cobrado nem estimulado para usar as bandagens com o objetivo de  "CALEJAR" as estruturas ósseas. Isso é um erro, poruqe o processo de "CALEJAMENTO" - desenvolver calos ósseos para aumentar a espessura do tecido ósseo - não tem nenhuma comprovação científica, além de  expor o praticante ao risco de micro-fraturas por stress e overuse.




E não apenas proteção - EM UM ESTUDO COM 22 BOXEADORES, CONCLUIU-SE QUE O USO DE BANDAGEM AUMENTA CONSIDERAVELMENTE A FORÇA E POTÊNCIA DO GOLPE, PROPORCIONAL À ESPESSURA DA MESMA(Influence of bandages on the strength of impact of punches in boxing. Roy B, Bernier-Cardou M, Cardou A, Plamondon A. Can J Appl Sport Sci. 1984 Dec; 9 (4) : 181-7;). A bandagem, quando bem colocada, conserva o punho na posição neutra, evitando entorses e luxações. Mantém os ossos da mão com melhor congruência, dissipando as forças de reação do impacto dos golpes.
Existem várias técnicas para se colocar a bandagem na mão do atleta. As únicas restrições destacadas pelas regras do amadores é sobre o uso de esparadrapo e do comprimento, largura e tipo de tecido. Você pode usar ataduras de pano com velcro, dessas comercializadas em casas de material esportivo, ou ataduras de gaze compradas em farmácias. Veja no vídeo abaixo algumas maneiras de colocar a sua bandagem e bom treino!



 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MMA - A NOVIDADE EM 2012!!

VAMOS COMEÇAR FALANDO DA GRANDE NOVIDADE NA BODYONE, ESSE ANO: AS AULAS DE MMA! SE VOCÊ NÃO SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO, ESSAS SÃO AS INICIAIS EM INGLÊS DE MIXED MARTIAL ARTS, OU ARTES MARCIAIS MISTAS. O MMA EXISTE NA VERDADE DESDE MEADOS DO SÉCULO PASSADO, MAS SOMENTE CERCA DE 20 ANOS ATRÁS ELE TOMOU O FORMATO SEMELHANTE AO QUE CONHECEMOS HOJE.ATUALMENTE É O ESPORTE QUE MAIS CRESCE NO MUNDO, EM SE TRATANDO DE PRATICANTES, EVENTOS E AUDIÊNCIA. TRATA-SE , EM ESSÊNCIA, DE COMBINAR DIVERSAS TÉCNICAS E FUNDAMENTOS DE VÁRIAS ARTES MARCIAIS EM UMA FORMA ÚNICA E ELETRIZANTE DE COMBATE. SEUS PRATICANTES SÃO CONSIDERADOS OS ATLETAS FÍSICAMENTE MAIS PREPARADOS DE TODASAS MODALIDADES ESPORTIVAS ATUAIS. E É UM POUCO DESSA PREPARAÇÃO QUE VAMOS TRAZER PARA VOCÊS AQUI NA BODYONE. EIS UM POUCO DO QUE VOCÊS IRÃO FAZER...
 

ASSIM COMO JÁ ACONTECE COM AS AULAS DE BOXE OLÍMPICO E DE MUAY THAI, O FOCO DO TRABALHO SERÁ A FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO, BEM COMO O CONDICIONAMENTO FÍSICO. NOSSO TRABALHO NÃO É DIRECIONADO PARA FORMAÇÃO DE ATLETAS - EMBORA ESSES POSSAM PARTICIPAR SEM PROBLEMA DAS AULAS. ESSAS FICARÃO ORGANIZADAS DA SEGUINTE FORMA: ÀS 2as (20:00) SERÃO TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE STRIKING, OU LUTA DE TROCAÇÃO EM PÉ, COM TÉCNICAS E FUNDAMENTOS DE BOXE, MUAY THAI E QUEDAS; ÀS 6as (19:30) SERÁ A VEZ DO GRAPPLING, OU DAS TÉCNICAS DE DOMÍNIO E SOLO, COMO JIU-JITSU E LUTA OLÍMPICA. MUITO TRABALHO DE ESCOLINHAS BÁSICAS E DE MOVIMENTAÇÃO COM IMPLEMENTOS E EM DUPLAS. AS AULAS OCORREM NA SALA 34, NO TATAME (PÉS DESCALÇOS) E COM O USO OBRIGATÓRIO DE ATADURAS PARA AS MÃOS. NA NOSSA PRÓXIMA POSTAGEM FALAREMOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS NAS PRIMEIRAS AULAS E UM POUCO MAIS SOBRE O PORQUE DO USO DE ATADURAS. OSSSSS