domingo, 1 de abril de 2012

PREVENÇÃO DE LESÕES NAS LUTAS

Falar sobre prevenção de lesões em esportes de contato como o MMA, Boxe, Karatê, Jiu Jitsu e outros é difícil. Ainda mais quando o objetivo dos lutadores é nocautear ou finalizar seus adversários.  A prevenção das lesões vai muito além do aquecimento e alongamento antes dos treinos. A prevenção começa na aprendizagem e execução correta dos golpes e posições. Os treinos são repetitivos. Se o lutador aprender e executar um movimento inadequado por vários meses ou anos, uma lesão poderá ocorrer. 
Durante os treinos, medidas preventivas devem ser tomadas. O uso de equipamentos de proteção deve ser obrigatório. Headguard, mouthguard, coquilha, bandagem de punho, luvas e caneleiras reduzem significativamente a incidência de lesões. Os treinos devem ser precedidos de um aquecimento adequado, que englobe todo o sistema músculo-esquelético que será exigido naquela sessão de treinamento. Após o treino, deve ser realizado um resfriamento e um relaxamento do corpo do lutador. 
A recuperação do lutador é fundamental para que ele esteja em plenas condições de um novo treino no dia seguinte. Quando a recuperação é inadequada, o atleta fica mais exposto à ocorrência de uma lesão, além da queda do desempenho.  Um lutador que apresenta menos lesões treina mais e melhor, conseguindo competir mais vezes, com um desempenho máximo. Ou seja, a prevenção de lesões influencia diretamente na performance do lutador.